Home » Educação Empreendedora » 4 pilares do capitalismo consciente

História do Instagram 1080x1920 px - Publicação de Imagem Quadrada - História do Instagram - Miniatura do YouTube - Publicação de Imagem Quadrada(1)

21.05.2020 | Por: Psicologia Empreendedora

4 pilares do capitalismo consciente

Acredito que para um futuro diferente, precisamos de premissas diferentes. Portanto, apresento a vocês os pilares essenciais a toda ideia de negócio que eu me proponho a orientar:

  • Liderança consciente – o responsável pelo negócio é também o responsável pelas pessoas. Não existe negócio sem pessoas, portanto não existe liderança sem cuidado, empatia e responsabilidade pelo desenvolvimento do time.
  • Propósito maior – somos “seres movidos pela falta”, como diria Freud. Porém, existem faltas individuais e faltas sociais. Um negócio com propósito vai além do próprio umbigo e ajuda a resolver problemas maiores, coletivos, e que impactam muitas pessoas.

 

  • Orientação para stakeholders – os stakeholders são as pessoas ou instituição que colaboram para a geração de valor do seu negócio. São as funções de suporte, as funções de fornecimento, ou as funções de regulação. Nenhuma delas é o “core” do seu negócio, porém, precisam dialogar com os objetivos do seu negócio e também compactuarem com um pensamento coletivo e responsável.
  • Cultura consciente – ninguém vive numa bolha. Você precisa saber que toda ação sua gera um impacto na vida de muitas pessoas. Não existe mais a possibilidade de um negócio que não pense no coletivo. Não existe pensar só no bem estar de poucos. O mundo é feito de muitos. Garanta que os princípios do seu negócio também estejam colaborando para a melhoria dos problemas do mundo.

Veja, o mundo não tem mais tempo para perder. Nem você.

Empreenda sim, porém, seja ético, responsável e o principal – respeite os princípios criativos da natureza: tudo é simples – nada é exagerado,  tudo tem seu ciclo – nada é linear e por fim tudo é interdependente e interligado – nada funciona de maneira isolada.

Psicologia Empreendedora

Tags