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04.08.2016 | Por: Psicologia Empreendedora

SOU PSICÓLOGO. COMO OFERECER PROPOSTAS DE TRABALHO?

Olá pessoal, tudo bem?

Recebi a algum tempo perguntas de psicólogas que queriam firmar parcerias e oferecer seus trabalhos a algumas empresas mas, não sabiam muito como fazer isso. E não sabiam nem se deviam de fato fechar tais propostas.
Antes de responder a isso, acho interessante que você saiba o que é uma proposta de trabalho, para que ela serve e para quem você deve oferecer seus serviços!

A proposta de trabalho , como o próprio nome diz é um documento em que você irá descrever e formalizar as suas atividades profissionais, a metodologia utilizada e os benefícios para quem aceitá-la. Ela serve para deixar extremamente claro para seus futuros clientes ou futuros chefes, o que eles vão ganhar em trabalhar com você e não com o seu concorrente.

Sabendo disso é preciso que algumas coisas sejam pesquisadas antes mesmo de escrever tal proposta:

1- O que eu faço? 2- Para quem eu faço? 3- Como eu faço? 4- Por que eu faço? 5- Quanto custa o que eu faço? 6- Tem alguém disposto a pagar?

Com tudo isso em mãos você começa a criar as condições ideias para construir sua proposta. Mas ainda não é suficiente. Essas respostas vão te dar um fio condutor, um caminho inicial para as perguntas mais específicas ,que retirei da apostila do Sebrae sobre investigação de clientes e coloquei aqui para vocês:

  1. Como você analisaria o seu nicho de atuação, de maneira geral?
  2. O mercado está em que estágio: crescimento, estagnação, declínio? Justifique.
  3. Tem ideia do potencial do seu mercado?
  4. Quais as maiores dificuldades para entrar nele?
  5. Quem são seus concorrentes?
  6. Onde estão localizados?
  7. Qual seu PRINCIPAL CONCORRENTE? Por quê
  8. Descreva sobre eles:
  9. Tem ideia do faturamento de algum concorrente? Quem ? Quanto?
  10. Como você analisaria a sua empresa?
  11. Que produtos oferece?
  12. Qual o público-alvo do produto?
  13. Existe sazonalidade nas vendas? Quando? Como?
  14. Qual os principais canais de distribuição utilizados?
  15. Quais as principais promoções/propaganda utilizadas?
  16. Quais os principais clientes?Quantos são? Principais mercados atingidos?
  17. Quais seus pontos fortes da sua empresa no mercado?
  18. Quais os pontos fracos que ela pode ter?
  19. Qual é o seu faturamento e a sua lucratividade?
  20. Características, Pontos fortes, Pontos fracos, Estratégias de marketing, Custos, Benefícios.

MAS PARA QUE TANTA PESQUISA SE EU SÓ QUERO ESCREVER UMA PROPOSTA!

O motivo disso é com toda certeza, a sua proposta não será a única que a empresa vai receber, o que significa que seu “tiro” precisa ser muito certeiro e efetivo. Você tem que aproveitar essa chance para conseguir vender o seu trabalho e lhe digo uma coisa.

Nada te queimará mais no mercado do que uma proposta mal formulada, com pouca pesquisa e que não seja de fato relevante para aquele segmento de mercado. Sem essas pesquisas seu conhecimento sobre o seu público é percebido como fraco, superficial e pouco significativo para os demais players do seu segmento.
Pesquise MUITO antes de tentar vender qualquer coisa, mas tire conclusões com agilidade para não ficar para trás, afinal de contas no mundo de hoje, quem não arriscar logo, não vai petiscar nada…

Legal, mas e aí, como eu posso produzir esse documento, o que eu escrevo e como me apresento para meu futuro cliente?

Para isso leia esses artigos que dão dicas bem específicas para isso:

Como montar uma proposta comercial de serviços perfeita


http://www.cookie.com.br/assessoria-consultoria-passos-vender-servicos/
Mas se você já sabe o que vai escrever e só queria modelos de texto para isso é só clicar aqui:
https://blog.contaazul.com/modelo-de-proposta-comercial/

Bom, espero que essas dicas o ajudem e com certeza você vai criar muitas ótimas propostas por aí!

Psicologia Empreendedora

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